Relógio de Ponto e o Controle de Acesso

Há quem confunda marcação de ponto com controle de acesso. Na verdade, tratam-se de coisas distintas. O controle de acesso serve para restringir a entrada de pessoas a determinadas dependências da empresa e pode ser feito através de um crachá com leitor magnético. Esse procedimento não serve para o apontamento de horas do empregado.

controle-de-acesso

Já o relógio de ponto serve para registrar horários de entrada e saída do empregado na empresa e é utilizado como instrumento para o cálculo de horas trabalhadas no mês. A marcação de ponto pode ser feita manualmente, por assinatura do empregado no livro da empresa ou através de equipamentos automatizados. Conheça a seguir alguns tipos:

Relógio de ponto mecânico

É o sistema de marcação que utiliza o tradicional cartão que deve ser inserido na máquina nos horários de entrada, saída e almoço, conforme determinado pela empresa. Pode ser elétrico, a pilha ou corda (cartográfico ou digital).

Relógio de ponto Eletrônico

Utilizam tecnologia para coletar e processar as informações. Nesse grupo, estão os relógios de ponto biométrico, que utiliza o reconhecimento de impressão digital e é recomendado para locais onde seja necessária alta segurança no acesso restrito.  Os relógios com crachá podem utilizar leitor de tarja magnética ou por código de barras (por aproximação do sensor).

Com a determinação da portaria 1510, os modelos chamados REP – relógio eletrônico de ponto -  são relógios informatizados que emitem comprovante impresso de cada acesso do usuário. Assim, o empregado também passa a ter o controle de suas horas. A desvantagem é a necessidade da guarda de um grande volume de papel ao longo do ano e o maior custo para o empregador. Por enquanto existem muitas controvérsias a respeito da medida que obriga a adoção do REP e vale a pena buscar informações diretamente no site do Ministério do Trabalho antes de trocar o equipamento de sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>